terça-feira, 5 de abril de 2011

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A PRÁTICA




  Não se dissocia a prática da tendência , porém ambas tem suas peculiaridades  a pratica é o fazer pedagógico que  requer sobretudo um olhar sistêmico do professor  mediante a realidade de sua sala de aula, fazendo uso das tendências pra  melhor compreender o que deu certo ou errado . Em cada momento em que as tendências foram usadas de maneira institucional trouxe com sigo benefícios de outra posterior, digo isso por que mediante cada uma ia passando ficava um  legado riquíssimo pra próxima, hoje  todas as tendências são bem ofertadas e utilizadas, todavia ainda existem professores deixando de fazer uso de algumas delas e se apegando a uma ou outra sem contemplas em sua diversidade.
   O professor formador  deve, sobretudo conhecer para depois praticar  e praticar conhecendo e fazendo uso da correlação ciência , técnica e práxis . Existem muitos professores  fazendo uso da docência sem conhecer os métodos e tendências, mas não está assegurando de fato  a educaçãos, isso fica evidente quando o  Brasil  não está entre as 100 melhores universidade do mundo, a índia e a china estão nos deixando pra traz , não desmerecendo estes  países , pois o que fica claro é que o governo brasileiro não está fazendo seu papel como deveria na educação deste país .
   A educação brasileira há tempos vem em defasagem ,  isso porque não há um comprometimento em um  professores técnico e  cientista   e sim em formadores formados  para trabalhar de forma servil escravista  a favor  de uma sociedade que inclui e exclui diariamente  , alem da desvalorização do professor pela sociedade que o vê como um profissional mau remunerado , desqualificado ,praticante de um trabalho desgastante ( fator correspondente a desigualdade social que faz com que    muitos indivíduos levem  pra sala seus problemas familiares  e sóciais )   . Mediante esta analise precisamos de reformas urgentes no sistema .

.Gilvana Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário