domingo, 27 de março de 2011

Tecno cientificismo

Vejo que não será nada fácil fazer uma abordagem da educação tecno-cientifica,  nas minhas pesquisas vejo que os escritores não fazem uso da educação como uma ferramenta que adere aos dois sem dissociarem de uma pesquetiva só metodológica e voltada pra um ensino sistêmico o que me faz pensar e crer dos porquês  da educação ainda esta deficiente.

Teóricos da educação

O legado deixado pelos estudiosos da educação , faz da práxis uma verdadeira lição de vida , onde a filosofia mostra que a escola pode ser uma prisão ou uma chave de liberdade .
Gilvana Santos .

John Dewey (1859 – 1952)

John Dewey nasceu a 20 de Outubro de 1859 e faleceu a 1 de Junho de 1952 e foi professor do ensino secundário e universitário.

A ideia básica do pensamento de John Dewey sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. Enquanto suas ideias têm grande popularidade durante sua vida e postumamente, a sua adequação à prática sempre foi problemática e as suas obras são de difícil leitura – ele tem uma tendência para utilizar termos novos e frases complexas que fazem com que seja extremamente mal entendido, forçando reinterpretações dos textos. Para Dewey era importante que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas que o saber e habilidade do estudante adquirem possam ser integrados à sua vida como cidadão, pessoa, ser humano.
No seu livro “Democracia e Educação”, sintetiza, critica e amplia a filosofia da educação democrática contidas em Rousseau e Platão, pois via em Rousseau algo que se centrava no indivíduo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade na qual o indivíduo se inseria. Dewey contestou esta distinção – e tal comoVygotsky, concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social – integrando os conceitos de sociedade e indivíduo.

Comenius (1592-1670)


O seu verdadeiro nome era Jan Amos Komenský.
As suas teorias de Didáctica foram muito influenciadas pela sua própria experiência escolar: um ambiente rígido onde o professor dominava e a prática da palmatória inspiraram-no para uma didáctica revolucionária no séc.XVII
A sua obra Didáctica Magna apresenta as caracteristicas fundamentais da Escola Moderna.
Para saber mais consulta:

Maria Montessori (1870-1952)


Maria Montessori nasceu a 31 de Agosto de 1870 e faleceu a 6 de Maio de 1952.
Formou-se em medicina e foi na universidade que começou o estudo das crianças.
O método Montessoriano tem por objectivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
Na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objectos sujeitos à sua acção, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento da Escola Nova, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infâcia e para os primeiros anos do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel importante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

Immanuel Kant (1724 – 1804)

Immanuel Kant nasceu a 1724 e faleceu a 1804 e foi um filósofo iluminista.
Kant é famoso sobretudo pela sua concepção conhecida comotranscendentalismo – todos nós trazemos formas e conceitos a priori (que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar.
A filosofia de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas suas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.
Kant concebeu a educação prática como equivalente à educação moral. O centro desta concepção é a formação do carácter do sujeito, de forma a atingir as características necessárias. Na educação moral a virtude é concretizada em dois tipos de deveres que as crianças desenvolverão: deveres para consigo mesmas e deveres para com os outros.

Célestin Freinet (1896 – 1966)


Célestin Freinet nasceu a 15 de Outubro de 1896 e faleceu em Outubro de 1966.
 Foi um pedagogo francês contribui para a reforma da educação. Hoje em dia as suas propostas continuam, ainda, a ser uma grande referência para a educação.
Este foi um crítico da Escola Tradicional e da Escola Nova e foi criador do movimento da Escola Moderna. O seu objectivo principal era desenvolver uma escola popular com vista a formar um homem com mais liberdade, mais autónomo e mais responsável. Ele via a criança como um sujeito que já é um cidadão, ou seja, que tem os seus direitos, interesses e necessidades próprias.
A criança era considerada o centro da educação pois a educação não começa na idade da razão, mas sim desde que a criança nasce.

João de Deus (1830 – 1896)


João de Deus nasceu a 8 de Março de 1830 e faleceu a 11 de Janeiro de 1896.Estudou com o pároco da sua aldeia e mais tarde foi para o seminário onde estudou matemática, latim e português. Aos 19 anos matriculou-se em Direito na Universidade de Coimbra e em 1959 terminado o curso e permanece em Coimbra, ficando a colaborar em jornais.Em 1876, João de Deus envolveu-se nas campanhas de alfabetização, escrevendo aCartilha Maternal, este foi um novo método de ensino de leitura, que o haveria de o distinguir como pedagogo Este método, relativamente inovador na época, foi dois anos depois, e por proposta do deputado Augusto Ribeiro aprovado como o método nacional de aprendizagem da escrita da língua portuguesa.
Fevereiro 13, 2008 - Posted by grandesnomeseducacao | Cartilha Maternal, Século XIX

Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo. Foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata suíço. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo.


Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712  Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo. Foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata suíço. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor doromantismo.

Trechos e frases de obras de Rousseau

  • "O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros . Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles."
  • "A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza"
  • "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém'"
  • "E quais poderiam ser as correntes da dependência entre homens que nada possuem? Se me expulsam de uma árvore, sou livre para ir a uma outra"
  • "A meditação em locais retirados, o estudo da natureza e a contemplação do universo forçam um solitário a procurar a finalidade de tudo o que vê e a causa de tudo o que sente"
  • "A única instituição que ainda se constitui natural é a Família "
  • "O escravo não é propriedade do outro, mas não deixa de ser homem ".
  • "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."
  • "Mesmo quando cada um de nós pudesse alienar-se não poderia alienar a seus filhos: eles nascem homens e livres, sua liberdade lhes pertence e ninguém, senão eles, pode dispor dela. Antes de chegar à idade da razão, o pai pode, em seu nome, estipular as condições de sua conservação, do seu bem-estar, porém, não dá-los irrevogável e incondicionalmente porque um dom semelhante contraria os fins da natureza e sobrepuja os limites da finalidade paternal. Seria, pois, preciso para que um governo arbitrário fosse legítimo, que, em cada geração o povo fosse dono de aceitá-lo ou de rejeitá-lo; porém, então o governo não seria arbitrário."
  • Sobre o governo, que para Rousseau é "Um corpo intermediário entre os súditos e o soberano, para sua mútua correspondência, encarregado da execução das leis e da conservação da liberdade, tanto civil como política.", e a submissão do povo aos chefes [governantes] diz: "É somente um incumbência, um cargo, pelo qual simples empregados [governantes] do soberano [povo] exercem em seu nome o poder de que os faz depositários, e que ele pode limitar, modificar e reivindicar quando lhe aprouver."
  • "Se houvesse um povo de deuses, ele seria governado democraticamente. Um governo tão perfeito não convém aos homens.
  • "Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

René Descartes


René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596  Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebracom a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadasque hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se oracionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicasum movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jean Piaget

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área dePsicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor.A história da filosofia é um ramo da história e da filosofia. Ela é uma disciplina filosófica à parte, e ocupa bastante espaço no ensino secundário e universitário de filosofia no Brasil. Enquanto ramo da história, ela se ocupa de documentar e preservar os debates filosóficos. Enquanto ramo da filosofia, ela se ocupa em discutir filosoficamente, com os conceitos atuais da filosofia, tendo em vista o problema do anacronismo e os conceitos filosóficos do passado.
A História da Filosofia é a disciplina que se encarrega de estudar o pensamento filosófico em seu desenvolvimento diacrônico, ou seja, a sucessão temporal das idéias filosóficas e de suas relações. Ela é uma parte da ciência positiva da História, exigindo o mesmo rigor nos métodos, a fim de reconstituir a seqüência da Filosofia.

Lev Vygotsky


Lev Semenovitch Vygotsky (em russo Лев Семёнович Выготский, transliteração: Lev Semënovič Vygotskij, sendo o sobrenome também transliterado como Vigotski, Vygotski ouVigotsky) (Orsha, 17 de Novembro de 1896, — Moscou, 11 de Junho de 1934), foi umpsicólogo bielo-russo.
Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Emilia Ferreiro


Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi (Argentina, 1936) é uma psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pelaUniversidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget[1].
Em 1970 depois de se formar em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, estuda na Universidade de Genebra, onde trabalha como pesquisadora-assistente de Jean Piaget e obtém o seu PhD sob a orientação do psicopedagogo suiço. Retorna a Buenos Aires, em 1971. Forma um grupo de pesquisa sobre alfabetização e publica sua tese de doutorado - Les relations temporelles dans le langage de l'enfant. No ano seguinte, recebe uma bolsa da Fundação Guggenheim (EUA). Em 1974 afasta-se de suas funções docentes na Universidade de Buenos Aires.
Em 1977, após o golpe de Estado na Argentina passa a viver em exílio na Suíça, lecionando na Universidade de Genebra. Inicia com Margarita Gómez Palacio uma pesquisa em Monterrey (México) com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. Em 1979passa a residir no México com o marido, o físico e epistemólogo Rolando García, com quem teve dois filhos.
Atualmente é Professora Titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Paulo Freire


Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921  São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogiamundial[1], tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

sábado, 26 de março de 2011

Em que local deve estar à educação na sociedade.


  Gosto da educação no  lugar ´´ central ´´ da sociedade, um pais que o coloca em outros lugares é um pais de política vã que se limita a arroz com feijão, cadeias sem leis e homens sem filosofia.
  Creio numa educação que transforma pessoas em cidadãs, desamor em amor, por compreender a passagem de conhecimento que é a vida e o próprio saber que cada ser carrega.
  Acredito na liberdade que faz as pessoas serem diferentes,  não sendo utópicos nem tão poucos sonhadores, naqueles que constraem a educação de qualidade, que ama o saber e não acha a sala de aula uma prisão de loucos e indisciplinados, afinal quem educou estas crítiças e jovens.
 Amo a pedagogia por acreditar que sou privilegiada por não ver nela a pobreza e a dor e sim a liberdade e o único caminho pra chegar até Deus construindo um paraíso na terra. Se você leu este texto agradeça a seu professor que pode não ter lhe dado ensinamentos de valores o que deveria, mas no mínimo lhe ensinou a arte de chegar até o conhecimento.
Gilvana Santos.

Pedagogia

Há muito tempo a pedagogia deixou de ser um sonho e se tornou uma realidade .
Gilvana santos